O Laboratório de RT-PCR para detecção do Covid-19 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA alcançou na última semana a marca de 1000 exames realizados exclusivamente para funcionários, médicos, pacientes, residentes e colaboradores.
Segundo o responsável pelo laboratório de RT-PCR para detecção do Covid-19, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão, do total de amostras analisadas, o índice de detectáveis (positivos) foi 35,4%. “Essa porcentagem é muito maior do que a maioria dos artigos publicados e isso se deve a melhoria no setor de triagem dos casos de acordo com critérios internacionais”, comunica o responsável pelo Laboratório.
O funcionamento do laboratório foi aprovado no início de agosto pelo Instituto Adolfo Lutz e iniciou os exames no dia 17 do mesmo mês. “Vale destacar que o laboratório não é somente de diagnóstico, mas principalmente de apoio e discussão aos casos de isolamento, acompanhamento e liberação dos pacientes positivos na UTI e enfermarias Covid do HCFAMEMA”, conta Payão.
O professo faz questão de agradecer à Superintendência do HCFAMEMA, Diretoria Geral da FAMEMA, Sala de situação, enfermeiras da Vigilância Epidemiológica do HCFAMEMA e aos dedicados funcionários envolvidos diretamente com o Laboratório, Roger Willian de Labio, Prof. Dr. Lucas Rasmussen e Cristielle Azevedo. “Somente com a união e trabalho de todos os envolvidos foi possível o alcance desses importantes resultados”, comentou.
Segundo ele, estamos passando por um momento bastante crítico da pandemia, porém os resultados dos exames que variam de 12 a 36 horas em muito vem auxiliando na conduta e direcionamento de pacientes e profissionais de saúde na linha de frente do atendimento a pacientes com a infecção pelo Sars-Cov-2.