A Gerência de Comunicação da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA produziu um vídeo de orientação sobre o que é o Janeiro Branco com a gravação com esclarecimentos da psiquiatra que atua no Pronto Socorro e no Ambulatório de Saúde Mental do HC, Dra. Juliane de Souza Cavazzana. A proposta foi oferecer informações sobre o tema de uma forma que fosse de fácil compreensão, para estimular o público das redes sociais sobre a importância do cuidado da saúde mental.
O vídeo “Janeiro Branco: Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida!” explica a proposta da campanha das cores sobre o tema, destaca a importância do papel de cada um na observação e análise dos sentimentos e emoções por eles gerados, destacando que a saúde não é só uma questão física, mas também emocional e social.
A Dra. Juliane de Souza Cavazzana possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2013), Psiquiatria pela Faculdade de Medicina de Marília (2019) e atualmente exerce a função de Coordenadora da Residência Médica de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Marília (2020), Psiquiatra Perita da Justiça Federal (2020) e Psiquiatra do Pronto Socorro e Ambulatório de Saúde Mental do HCFAMEMA.
Esse ano se prepara para começar o mestrado em Suicídio, buscando traçar o perfil dos tentantes que procuram o atendimento no HCFAMEMA.
A Dra. Juliane também possui extensa produção científica, através de artigos, aulas, workshops, oficinas, palestras e publicações a respeito de temas como “Depressão X Tristeza: Como identificar quando o sentimento se torna patologia”, Exame do Estado Mental, Estresse pós-traumático, Saúde Pública, Articulação ensino, pesquisa e extensão na graduação, entre outros.
Uma de suas publicações, inclusive, acaba de ganhar sua 2ª edição. É o “Manual de Clínica Médica, do Diagnóstico ao Tratamento”, em que Cavazzana participa juntamente com outros colegas da publicação de três capítulos do módulo de psiquiatria: surto psicótico, risco de suicídio e ataques de pânico.
“Acredito que compartilhar conhecimento é o que dá sentido aos anos de estudo dedicados à Medicina e à Psiquiatria. Levar informação com embasamento científico de forma clara e acessível é a minha missão na busca pelo fim do estigma que assola a Saúde Mental e faz com que tantas pessoas sofram por medo ou vergonha em procurar ajuda especializada”, concluiu.