O Hemocentro de Marília, coordenado pelo Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, agradece o apoio e parabeniza a iniciativa de grupos de doadores voluntários que compareceram ao banco de sangue nos últimos dias. Na semana passada doaram sangue um grupo do pessoas da Coleta de Lixo da Prefeitura de Marília, da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília e ao Hospital das Clínicas de Marília (FAMAR), dos Escoteiros de Marília, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do HCFAMEMA e da Igreja Religião de Deus.
O Hemocentro é a referência em fornecimento de hemocomponentes para a rede de saúde pública de 110 municípios e necessita manter um estoque permanente para atender desde pacientes crônicos, a cirurgias de emergência. Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Com a pandemia, houve uma queda nas doações, em torno de 10 a 15%, em todo o Brasil.
Para ajudar a recompor o estoque mínimo necessário para a manutenção da saúde pública, o Hemocentro de Marília pede a ajuda de voluntários que estejam aptos para que doem sangue. E que se possível, havendo interesse espontâneo em ajudar o próximo, formem grupos de doação, para reforçar o volume de capitação e recompor mais rapidamente os estoques.
“A doação é um ato de amor ao próximo, mas que no caso do sangue é um ato essencial para a vida de muitos, que apenas com a transfusão de sangue ou de hemocomponentes pode sobreviver ou se curar. Quando a solidariedade é coletiva, feita em grupos, este ato de amor é mais forte ainda, não só porque nos ajuda a captar mais sangue, mas porque consegue incutir esta semente do bem no coração de muitos, de uma só vez”, declarou a diretora técnica do DASHEMO, Dra. Doralice Marvulle Tan.
Para doar sangue basta comparecer das 7h às 13h, de segunda a sábado, no posto de coleta do Hemocentro, na Rua Lourival Freire, 240, Bairro Fragata em Marília. O doador pode também agendar data e hora de doação, pelo telefone (14) 3434-2541.