O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, uma autarquia estadual que atende pelo SUS uma população de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes de 62 cidades da região, iniciou na quinta-feira, dia 4 de fevereiro, a segunda fase de seu Plano de Imunização, que irá vacinar até o final do processo todos os seus funcionários, conforme determina o Plano Estadual de Vacinação do Governo do Estado de São Paulo e do Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, emitido pelo Ministério da Saúde.
Ao HCFAMEMA foi determinado a aplicação da vacina em todos os seus funcionários e profissionais que atuam na Instituição, estendido também à autarquia de ensino parceira, a Faculdade de Medicina de Marília. Para isso foi criado um plano de organização do processo em duas fases e diversas etapas, priorizando a ordem de vacinação conforme a disponibilidade de doses recebidas.
Até o momento, duas remessas foram enviadas, uma no dia 18 de janeiro, desencadeando a primeira fase, já concluída, e outra no dia 2 de fevereiro, dando início a segunda fase. A primeira remessa foi de 2.680 doses, para cobertura de 1.340 pessoas e a segunda remessa de 2.560 doses, para 1.280 pessoas.
O quantitativo recebido deve garantir a segunda dose dos funcionários vacinados na primeira fase, conforme Ofício GS nº 89.3/2021 recebido da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
A primeira fase, utilizando a primeira remessa de doses, ocorreu de 20 de janeiro a 1 de fevereiro, sendo priorizada uma ordem de vacinação em 3 etapas, todas de trabalhadores envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados da COVID-19, conforme recomendação do mesmo Ofício GS nº 89.3/2021.
Na primeira etapa foram vacinados os funcionários, docentes, assistentes de ensino e médicos que atuam diretamente com a COVID-19. Na segunda etapa, os residentes médicos que atuam no atendimento de pacientes COVID-19 e a terceira etapa os residentes multiprofissionais que atuam na COVID-19.
A segunda fase, a partir desta segunda remessa de doses, vai ocorrer de 4 a 11 de fevereiro, em cinco etapas de priorização da ordem de vacinação. Na primeira etapa serão vacinados os funcionários, docentes, assistentes de ensino e médicos que atuam em áreas assistenciais NÃO COVID-19.
Nesta etapa, iniciaremos a segunda fase da vacinação, priorizando sempre também as faixas etárias, sendo primeiro quem tem 75 anos ou mais, depois 70 a 74 anos; 65 a 69 anos; 60 a 64 anos; 59 anos ou menos. A segunda etapa serão os residentes Multiprofissionais que atuam em áreas assistenciais NÃO
COVID-19. A terceira etapa, os estudantes de Medicina e Enfermagem da FAMEMA que atuam em áreas assistenciais NÃO COVID-19; Quarta etapa: Funcionários que atuam em áreas administrativas no HCFAMEMA. Quinta etapa: docentes, assistentes de ensino e demais funcionários que exercem atividades na Faculdade de Medicina de Marília.
O Plano de Imunização COVID-19 do HCFAMEMA, elaborado para organizar o processo de vacinação de todos os profissionais da saúde da Instituição, também oferece orientações complementares aos funcionários sobre quem não pode ou ficou impossibilidade de tomar a vacina, por férias, afastamento ou por se enquadrar a alguma contraindicação. O documento fica disponível ao público no site ou através do link: https://bit.ly/3aw7Z2d