O técnico em enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, Marco Aurélio Estevanato, 35, lança no dia 20 de dezembro de 2020 o livro “Saindo da Caverna”, pela Editora Filos, em versão impressa e online (PDF). Sua primeira obra publicada é uma coletânea de poesias que foram exibidas em formato de videonarrativas (poesias declamadas com fundo musical e imagens ilustrativas) em sua página homônima ao nome do livro no Youtube (assista abaixo à narrativa da poesia Hospital).
Marco Aurélio é irmão do cineasta mariliense Alexandre Estevanato (já com oito filmes produzidos), cursou Letras pela Unesp (não concluído), mas se formou como técnico em enfermagem pelo Senac em 2008 e há três anos foi contratado pela Famar para atuar na unidade do HC I do Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade (Dasac), mais especificamente no Pronto Socorro. Com a pandemia, ele fez parte da equipe da linha de frente, atuando na UTI COVID, mas atualmente foi remanejado para a Ala C, de enfermaria normal.
Casado, pai de uma filha de 15 anos, diz que a poesia, literatura e música são seus ofícios paralelos. “Tenho a música e a literatura como um ofício paralelo, com a criação de variados textos, tendo escrito diversas canções, romances e poesias. Tive participações em fóruns de educação popular, palestras apresentações musicais, escrevi roteiro para peça teatral, e tenho um poema de autoria própria, publicado no livro Sarau Brasil 2016, pela Editora Vivara”, disse.
Sua relação com a literatura começou já na infância, através dos gibis, literatura clássica e com conteúdos teóricos ou científicos. Na adolescência aprendeu violão e teoria musical. “Mas posso dizer que minhas paixões, sobretudo às áreas biológicas, sempre foram a filosofia e a psicologia. E foi daí que passei a criar textos, para que coubessem nas melodias que eu compunha no violão. Surgiam daí, minhas primeiras músicas com letras e ritmos em harmonia. A partir de então nunca mais parai de escrever, e os textos, ao longo dos anos, foram ganhando novos formatos, novas estruturas, até se transformarem em um livro”, contou ele.
Há dois anos ele criou o canal no Youtube “Saindo Da Caverna“, um canal composto por vídeos de cerca de cinco minutos, onde faz a narrativa de seus textos, sempre com um fundo musical e representado por cenas e imagens. “Os temas abordados são focados na dinâmica da existência em seus tópicos mais profundos, através de uma linguagem poética, falando sobre nascimento e morte, felicidade, doença e fé, relacionamentos, perdas, resiliência, empatia, e até sobre café, dentre outras variadas temáticas”, declarou o enfermeiro técnico e poeta.
Estevanato conta que a Editora Filos visualizou uma de suas postagens do Youtube e se interessou em publicar as poesias. “Confesso que fiquei surpreso com o convite, pois até então minha única pretensão era transmitir mensagens pela internet, e da noite pro dia, me tornei um escritor com registro no ISBN (Sistema Internacional Padronizado de Identificação de Livros. E isso para mim, além de uma enorme satisfação e orgulho, É a realização de um sonho”, concluiu.
Assista ao video com a narrativa da poesia Hospital de Marco Aurélio Estevanato: