A superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, participou da colação de grau dos 81 formandos da 48ª turma do curso de medicina da congregação de ensino, realizada na sexta-feira, dia 10 de janeiro, nos salões do Golden Palace. Os estudantes homenagearam a turma com o nome da “Dra. Maria Virgínia Lellis da Costa Andrade”. Eles indicaram ainda como patrono o Prof. Dr. Maurício Braz Zanolli e como paraninfo o Prof. Guilherme Costa Munhoz.
A Superintendente do Hospital das Clínicas participou da mesa solene ao lado dos Diretores da FAMEMA, o Prof. Dr. Valdeir Fagundes de Queiroz (Diretor Geral); o Coordenador do Curso de Medicina, Prof. Cleber José Mazzoni, representando o Diretor de Graduação, Prof. Dr. José Raphael de Moura Campos Montoro; o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Spencer Luiz Marques Payão; o Padre José Carlos Dias Tóffoli, representando o Presidente da FUMES, Prof. José Carlos Nardi; o Presidente da FAMAR, Prof. Dr. Igor Ribeiro de Castro Bienert; e o Delegado Superintendente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Dr. Leandro Presumido Júnior.
A Superintendente do HCFAMEMA enfatizou a honra de participar do evento e o orgulho de também ser uma médica formada na instituição. “Desejo que os formandos estejam preparados para a missão de cuidar das pessoas e acolher a participação destas nas decisões sobre seus cuidados. Que estejam também prontas para dedicarem suas energias não apenas às necessidades específicas de seus pacientes, mas também às carências coletivas da população, principalmente as que não são devidamente atendidas em nossa sociedade”, disse a Dra Paloma.
Também receberam homenagens, dez professores, cinco residentes e dois funcionários. O Prof. Dr. Gilson Caleman recebeu uma homenagem especial da quadragésima oitava turma como exemplo de superação, comprometimento e amor à Instituição e aos estudantes.
A Famema outorgou o Mérito Acadêmico 2019 aos três estudantes que obtiveram os melhores desempenhos em todas as avaliações ao longo dos seis anos do curso. Os estudantes Larissa Cristina Tavares de Castro, Guilherme Thomaz e Victor Augusto Cazão foram os homenageados.
Com a conclusão da 48ª turma, a FAMEMA formou um total de 3.665 médicos desde sua fundação, em 19 de janeiro de 1966. A Famema, anualmente, oferece 80 vagas para o curso de Medicina, com duração de 6 anos e 40 vagas para o curso de Enfermagem, com duração de 4 anos. Na sexta-feira, dia 17, ocorre a solenidade de colação de grau do curso de Enfermagem.