O site de jornalismo Marília Notícia publicou em 14 de junho uma reportagem especial com o médico geneticista Spencer Luiz Marques Payão, responsável pelos Laboratórios de Citogenética e de Diagnóstico de Covid-19 da Famema e do HCFAMEMA. Eles repercutiram os dados sobre a aplicação de testes de detecção do vírus realizados pelo laboratório, que indicam que “Bebês de mães com Covid-19 nascem sem a doença no HC/Famema”.
A reportagem mostra que “Em nove meses – tempo de uma gestação – o Laboratório de Diagnóstico de Covid-19, instalado no Hemocentro de Marília, mantido pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e pelo HCFAMEMA, autarquia que gere os serviços assistenciais, já investigou suspeita de Covid-19 em mais de 200 recém-nascidos, pelo método RT-PCR. Em nenhum caso, foi encontrado positivo.”
“Os nascimentos aconteceram no Hospital Materno Infantil (HMI), onde são atendidas gestantes com comorbidades, incluindo as mulheres com suspeitas ou confirmação da doença causada pelo coronavírus. São pacientes de Marília e também da região.”
“Em Marília, ainda não há nenhum estudo que tenha comprovado o nascimento de crianças com anticorpos contra o vírus. Para isso, seriam necessários testes sorológicos por quimioluminescência, que, diferente do método RT-PCR, verifica a resposta imunológica do organismo.”
“Farta em pesquisas, a Famema tem se debruçado em estudos que estejam diretamente relacionados à assistência. É o “apagar incêndio”, já que a pandemia não mostra sinais de arrefecimento, com cada vez mais pessoas internadas.”
“É aquela [medicina] que sai da bancada do laboratório e vai para o leito do paciente. Isso está sendo possível porque temos um hospital-escola, onde temos pesquisa e ensino caminhando juntos, favorecendo as pessoas”, explica.
Leia a reportagem especial sobre os resultados obtidos pelos Laboratórios de Citogenética e de Diagnóstico de Covid-19:
https://marilianoticia.com.br/bebes-de-maes-com-covid-19-nascem-sem-a-doenca-no-hc-famema/