O Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia (DASAMB) e a Unidade de Cuidados em Saúde Mental (Enfermaria de Psiquiatria) do HCFAMEMA aproveitam a campanha “Janeiro Branco”, dedicada a fomentar a conscientização e o aumento dos cuidados com a saúde mental, para estimular os colaboradores a refletir e a se expressar sobre seus sentimentos. Essa atividade faz parte de um plano assistencial mais amplo, de orientação e apoio à toda comunidade interna sobre os cuidados com a mente.
A ação “Perceba-se! Vamos Começar Hoje?” divulga a seguinte mensagem: “Você já percebeu como está se sentindo agora? Que tal escrever como se sente e nos ajudar a pensar em ações para o seu cuidado? Aproveite os espaços reservados para isso.”
As idealizadoras da ação, a enfermeira Aline Pereira de Souza (assessora técnica do DASAMB), a terapeuta ocupacional Gabriella Massella e a psicóloga Camila Hoeppner Toledo, buscam despertar entre os colaboradores a conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais por intermédio da autorreflexão sobre os próprios sentimentos. “Compreendemos que colocar a Saúde Mental em evidência e gerar uma abordagem mais direta às ações, orientações e reflexões a respeito das condições e características emocionais de todos nós, é essencial à conscientização sobre a importância de prevenir os danos emocionais. A atual pandemia que estamos vivenciando torna ainda mais relevante atentarmos como a falta de uma atenção com a nossa saúde mental pode influenciar o aparecimento de outros males físicos e psicológicos”, conta a assessora técnica Aline de Souza.
O objetivo é instituir uma cultura à Saúde Mental no HCFAMEMA, de forma permanente, além de qualificar a demanda de cuidados à Saúde Mental dos colaboradores. “Ao se expressarem poderemos identificar as causas atribuídas pelo colaborador ao sofrimento psíquico que os estão acometendo, visando subsídios para a implantação de estratégias e ações voltadas à promoção da saúde mental e da qualidade de vida dos colaboradores ao longo do ano”, concluiu Aline.
Para estimular a participação de todos, cartazes com espaços em branco e blocos de anotação foram afixados em locais de circulação dos cinco prédios do HCFAMEMA. O colaborador pôde se expressar de forma pública, escrevendo seus sentimentos nos cartazes, ou de forma privada, registrando as anotações e depositando-as em uma urna. Os espaços estarão disponíveis até o dia 8 de fevereiro no saguão da capela do DASAC (HC I), no corredor do refeitório do DASMI (HC II), no refeitório do DASAMB (HCIII), no corredor do relógio de ponto do DASHEMO (Hemocentro) e ao lado do relógio de ponto do NGA.