As colaboradoras do HCFAMEMA terão a oportunidade de realizar entre os dias 3 e 14 de outubro, das 10h às 11h30, procedimento de triagem para o exame de mamografia. O atendimento acontecerá no Centro de Apoio ao Colaborador (CAC) com foco especial nas funcionárias de 40 a 69 anos (sem antecedentes de câncer de mama na família) ou mulheres com mais de 35 anos pertencentes a grupos de risco aumentado. Conforme informações da diretora técnica do CAC, Viviane Gallina, não é necessário agendamento prévio porque os atendimentos ocorrerão por ordem de chegada. “A ação faz parte das atividades do Outubro Rosa, que chama a atenção para o câncer de mama. A triagem será realizada pela equipe de médicos e enfermeiros. Após o atendimento, serão agendadas para fazerem o exame no próprio HCFAMEMA”. Vale destacar que o atendimento é exclusivo para colaboradoras do HCFAMEMA. Após o atendimento de triagem as colaboradoras terão o exame agendado entre os dias 17 e 28 de outubro. Mais informações sobre a ação conjunta do CAC e DASADT, podem ser obtidas diretamente no CAC ou através do ramal 3887.
A CAMPANHA OUTUBRO ROSA
A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame, a realização da mamografia — exame capaz de diagnosticar possíveis tumores — e também presta apoio a quem está nessa luta. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), as chances de cura podem chegar a 95%, se a pessoa for diagnosticada precocemente. Além do exame de mamografia, as mulheres devem estar atentas aos seus corpos e, caso notem algo diferente, buscar ajuda médica imediatamente para uma investigação mais completa.
SÃO CONSIDERADOS GRUPOS DE RISCO:
– Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade; – Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária; – Mulheres com história familiar de câncer de mama masculino; – Mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ.
COLABORADORAS FIQUEM ATENTAS AOS CRITÉRIOS:
– Mulheres entre 40 e 69 anos (sem antecedentes familiares de CA de mama e sem sinais/sintomas clínicos do CA de mama) devem fazer a mamografia uma vez a cada dois anos; – Para mulheres pertencentes a grupos com risco aumentado para desenvolvimento de Câncer de mama, recomenda-se mamografia anual a partir dos 35 anos de idade.
Período: 17/09/22 a 23/09/22