O bacharel em ciência da computação Allan Ferreira, líder da equipe de desenvolvimento do Departamento de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, especializado em sistemas para Internet, gestão de inovação, empreendedorismo e Machine Learning, desenvolveu uma plataforma online gratuita e interativa para divulgar e incentivar a acessibilidade ou não dos locais públicos do município de Marília. A iniciativa, sem fins lucrativos, nasceu da dificuldade e, inclusive, inexistência de acessos facilitados para deficientes em espaços de uso comum, desde vias e calçadas, áreas de lazer, comércio, gastronomia ou serviços.
“Sou morador da cidade de Marília/SP há 12 anos. Eu tenho na família e no círculo de amizades, muitas pessoas que sofrem com a baixa qualidade de acessibilidade a locais comuns, sejam elas portadoras de necessidades especiais, ou simplesmente com idade mais avançada. O objetivo desta plataforma (que também possui versões para ANDROID e IPHONE) é ser uma rede colaborativa para a comunidade mariliense, onde as pessoas possam consultar os locais e também compartilhar suas experiências por meio de fotos e descrições, para ajudar outras pessoas”, descreveu Allan.
O acesso à plataforma é pela página www.acessibilidademarilia.com.br ou através de aplicativo para Android ou iPhone. Basta pesquisar, pelo mapa, o tipo de local que você precisa e identifica-lo pela cor: as marcações vermelhas são de restaurantes/alimentação, os verdes de lazer, e os amarelos são gerais.
Também é possível interagir com a plataforma. “Quando você estiver visitando um local com boa acessibilidade, você pode adicionar o ponto onde está e o aplicativo marca geograficamente e vincula as fotos no local”, declarou.