A queda de até 20% no número de doadores de sangue voluntários durante a pandemia da Covid-19 vem exigindo o apoio cada vez maior da sociedade organizada para se conseguir aumentar o apelo e atração para que a população ajude a saúde pública. Neste mês, em que é celebrada a campanha Junho Vermelho, em conjunto com o dia 14, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro de Marília reforça o pedido de ajuda a todos que puderem doar e parabeniza a contribuição de campanhas externas independentes, que também ajudam na captação de doadores para a Entidade. Estão ajudando o banco de sangue com campanhas de captação de doadores a TV Tem, afiliada à Rede Globo, o Supermercado Confiança, a loja Pau Brasil Decor, a Prefeitura de Marília, de Fernão e a Emdurb/Marília.
A TV Tem realiza de 14 a 18 de junho a campanha “Sangue Bom”, divulgando durante a programação da emissora os locais que podem ser doados em toda a região, inclusive o Hemocentro de Marília. A Prefeitura de Marília desenvolve duas campanhas independentes para ajudar, uma da Secretaria de Direitos Humanos em parceria com a empresa Pau Brasil Decor, denominada “Você é o tipo Certo de Alguém”, e outra desenvolvida pela Emdurb, com o tema “Sair Só Se for Para Salvar Vidas. Doe Sangue”. A Prefeitura de Fernão também trouxe doadores da cidade vizinha até Marília por meio de sua campanha de captação “Seu Sangue é Raro”.
Já o Supermercado Confiança e a Secretaria Municipal de Cultura de Marília se uniram para a campanha especial de captação, promovida nesta segunda-feira, para parabenizar o doador pelo seu dia. Os doadores que compareceram ao Hemocentro receberam uma recepção especial e uma animação musical.
Segundo a diretora técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan, com a pandemia, o medo do contágio, a redução de doadores assíduos aptos para doar (em boas condições de saúde) e o próprio clima frio, vem impedindo a manutenção adequada dos estoques de sangue para o suprimento da demanda existente na região. O banco de sangue é referência no atendimento a pacientes de 110 cidades e o desabastecimento pode prejudicar o tratamento e até impedir a realização de cirurgias.
A diretora parabeniza as ações independentes para ajudar a atrair mais doadores de sangue. “O sangue é necessário para a promoção da saúde e o tratamento de muitas doenças e intervenções médicas. Sua captação precisa ser permanente e o ato voluntário de se doar o sangue uma ação cívica a ser incentivada e disseminada por todos, pois cada doador pode ajudar a salvar quatro vidas quando faz uma doação. Todos os dias tempos profissionais responsáveis por captar doadores, e quanto mais gente contribuir com este pedido, com este chamamento, com certeza conseguiremos conscientizar ainda mais pessoas para essa missão”, disse Dra. Doralice.
Para doar, em grupo ou de forma individual, pela primeira vez ou após o período de resguardo, basta comparecer no Hemocentro ou agendar horário pelo telefone. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 13h, exceto em feriados. O endereço fica na Rua Lourival Freire, 240, Bairro Fragata, Marília. O telefone é (14) 3434-2541.