O começo do ano nem sempre é fácil e tranquilo para diversos setores trabalhistas, em especial para os hospitais. Há uma preocupação e cuidado intensivo das equipes com cada paciente, principalmente porque são várias as causas que motivam a busca pelo atendimento neste período. O médico emergencista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, Dr. Renato Tambelli, esteve no plantão de Ano Novo e relata como foi a experiência médica com a chegada de 2022.
“Neste plantão de Ano Novo, a Unidade de Emergência do HCFAMEMA – como já faz habitualmente – recebeu inúmeros pacientes em estado crítico e a equipe trabalhou intensamente. O plantão já iniciou com atendimento de uma parada cardiorrespiratória, felizmente revertida, e com politrauma que precisou de intervenção cirúrgica e suporte intensivo”, comenta Dr. Tambelli.
No período de 31/12/2021 a 03/01/2022, o HCFAMEMA Adulto, registrou 263 atendimentos; já o HC Materno Infantil atendeu 107 pacientes. Um total de 370 atendimentos, entre eles, casos como acidente de trânsito e trabalho, cirurgia geral, vascular e do trauma, além de ortopedia, traumatologia, ginecologia geral e obstetrícia.
O médico relata que neste período do ano é muito comum o aumento de casos de acidentes de trânsito e violência doméstica, já que muitos são motivados por uso nocivo de álcool e drogas. Dr. Tambelli também orienta a população sobre a atual situação na Saúde. “Não podemos deixar de alertar para o aumento da notificação de casos de síndrome gripal, situação que preocupa a toda sociedade e que necessita da colaboração da população, ou seja, complete seu esquema vacinal, use máscara, higienize as mãos e evite aglomerações”, disse o médico do HCFAMEMA.