O Estado de São Paulo obteve no ano de 2020, 1091 doadores de órgãos, o maior número de doadores já alcançado. A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, responsável por 121 municípios, teve um papel importante nesses números, pois alcançou 28% de aumento em comparação com 2019.
Segundo a enfermeira Débora Gutierres da OPO/HCFAMEMA, a pandemia trouxe angústias e dificuldades em todos os aspectos da vida cotidiana, principalmente nos setores da saúde, onde os profissionais tiveram que lidar com adversidades desconhecidas até então. “Com o segmento da doação de órgãos, não foi diferente, apesar de sentir o impacto da pandemia, manteve-se firme no propósito de continuar trabalhando em prol das mais de 40 mil pessoas que estão na fila a espera de um órgão para sobreviver. Para isso tivemos que mudar nossos protocolos de segurança, com a realização do RT-PCR para Sars Cov 2 em todos pacientes potenciais doadores de órgãos, além de toda triagem criteriosa realizada comumente”, relata a enfermeira.
O médico Coordenador da OPO/HCFAMEMA, Dr. Renato Tambelli, comemora a conquista e agradece a todos os envolvidos. “Agradecemos primeiramente aos familiares, que, mesmo em um momento de dor, conseguiram reunir forças e salvar inúmeras vidas. Agradecemos a todas nossas comissões pela perseverança de nunca desistir mesmo com todas as dificuldades encontradas pela pandemia; aos profissionais da equipe multiprofissional envolvidos, pois sem eles a doação não seria possível; as funcionárias da OPO Marília, que não medem esforços, trabalhando incansavelmente para que o sistema de doação de órgãos do HCFAMEMA continue com a excelência de sempre”, expôs o Coordenador.