O Hemocentro do HCFAMEMA participou nos dias 29 e 30 de maio na capital de São Paulo, do Encontro Regional de Diálogo em Boas Práticas com a Hemorrede Brasileira, patrocinado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) vinculada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Octapharma.
No encontro compareceram as representantes Maria Cristina da Costa Bento, Chefe de Serviço Técnico da Hemoterapia e Fabiana Marquizelli Pinotti, Laboratorista, para discutir a importância do envio do plasma e sua logística do ponto de partida do Hemocentro até a maior empresa fracionadora de plasma no mundo, Octapharma.
Foi debatido sobre a função social de garantir aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento de medicamentos derivados do sangue. Atualmente os Serviços de Hemoterapia como o Hemocentro do HCFAMEMA remetem os plasmas para Pernambuco, após seguem para o porto em Salvador (BA), chegando ao porto de Hamburgo na Alemanha e depois para a Octapharma na Suécia, onde será processado e transformado em hemoderivados (Imunoglobulina, Albumina, Fator VIII e Fator IX). Após a transformação do plasma em medicamentos, retornam através do Ministério da Saúde para distribuição aos serviços que necessitam desses medicamentos
A Hemobrás busca fortalecer a parceria junto a Hemorrede para reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue, ampliando o acesso da população a medicamentos essenciais à vida de milhares de pessoas com hemofilia, além de pacientes de imunodeficiências primárias ou erros inatos do sistema imune, queimaduras graves, Aids, câncer, entre outras doenças.
Na oportunidade, a Hemobrás certificou o Hemocentro do HCFAMEMA como fornecedor de plasma humano para fins de fracionamento industrial e produção de hemoderivados.
29/05/2023