O HCFAMEMA por intermédio da Superintendente, Dra. Paloma Libanio, Diretores e Assessores participaram nos dias 30 e 31 de maio, da Oficina de Regionalização da Saúde – Macrorregional Marília, um programa de iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria do Estado de São Paulo.
A Oficina, contou com a vinda do Secretário de Estado de Saúde, Eleuses Paiva, do Presidente do COSEMS Geraldo Reple Sobrinho, do Coordenador do Projeto de Regionalização, Renilson Rehem, Coordenador Regional de Saúde(CRS), Osmar Mikio Moriwaki, Gestores do Setor, Lideranças e Autoridades da Região.
O objetivo do Programa consiste em uma completa reestruturação da rede de saúde pública e intenciona reduzir as desigualdades no acesso e a fragmentação dos serviços de saúde, por meio da organização funcional do Sistema Único de Saúde, com a racionalização dos gastos e um melhor aproveitamento dos recursos, além do avanço das filas e de um atendimento resolutivo.
No dia 30 de maio os idealizadores do Projeto de Regionalização discorreram as pautas como os Propósitos do Projeto; Antecedentes da Regionalização no Estado de São Paulo; Diagnóstico da Atenção Primária na Macrorregião, Situação e Fluxos de Referências de Média e Alta Complexidade; Regulação de Acesso; Apresentação dos Mediadores Técnicos (COSEMS e SES); Problemas da Região pautados em dados da DRS e perspectivas dos gestores. Ainda, no mesmo dia os participantes foram divididos em 5 grupos microrregionais da DRS-IX, onde cada grupo com base nas particularidades da sua região, elencou problemas e ações sob a ótica regional, sendo o evento finalizado com uma plenária e orientação dos encaminhamentos que serão dados posteriormente.
O Secretário Eleuses Paiva visitou o HCFAMEMA e a obra do Novo Hospital da Mulher e da Criança e pontuou “Dra. Paloma tem sido uma parceira muito grande da Secretaria de Saúde nos desafios que tivemos aí nesses primeiros dias… é mais do que obrigatório que a Secretaria de Saúde também esteja olhando com olhos extremamente diferenciados para Marília, para essa obra que é uma obra gigantesca do ponto de vista de saúde, e que irá acrescentar muito na vida das pessoas, diz secretário.
30/05/2023