No dia 18/01/2021 recebemos 2.680 (duas mil, seiscentos e oitenta) doses da vacina contra a COVID-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Por sua vez, dia 19/01/2021, recebemos formalmente da Secretaria de Estado da Saúde a orientação que o quantitativo recebido deveria garantir o esquema vacinal completo, ou seja, a segunda dose aos colaboradores vacinados na primeira fase. Dessa forma, conforme consta em nosso Plano de Imunização COVID-19 HCFAMEMA, foi priorizada a vacinação de todos os colaboradores que atuam no HCFAMEMA em duas fases, sendo a primeira contemplando os funcionários, docentes, residentes, assistentes de ensino e médicos que atuam e/ou desenvolvem cuidados diretos ao paciente suspeito ou confirmado com COVID-19.
Com a chegada, em 02/02/2021, de mais 2.560 (duas mil, quinhentos e sessenta) doses pertencentes a segunda remessa de vacinas foi possível realizar a ampliação do grupo de colaboradores da assistência a serem vacinados. Elaboramos então a segunda versão do Plano de Imunização COVID-19 do HCFAMEMA, já contemplando os colaboradores da assistência que atuam em todas os departamentos/unidades – inclusive do “Hospital São Francisco”, como citado – além de residentes multiprofissionais, estudantes e atuantes da área administrativa – tanto do HCFAMEMA como da FAMEMA. Reiteramos que todas as categorias contempladas estavam condicionadas a disponibilidade de doses para imunização completa.
Com relação aos estudantes – como estes atuam na assistência direta ao paciente, porém em áreas não COVID – solicitamos que a Famema que nos enviasse a listagem nominal daqueles que deveriam ser vacinados inicialmente. Sendo assim, recebemos da FAMEMA a listagem, priorizando os que estão em regime de internato (5º e 6º ano do Curso de Medicina).
Em 11/02/2021 foi finalizada a segunda fase do Plano de Imunização COVID-19 do HCFAMEMA, atingindo 2.244 (dois mil, duzentos e quarenta e quatro) colaboradores, todos com a segunda dose garantida. A primeira dose atingiu todos que estão na ativa, exceto os afastados por licença médica sem data de retorno, por gravidez e os que tiveram a COVID-19 nas quatro últimas semanas anteriores a data da aplicação.
Após nova avaliação do quantitativo de doses disponíveis, foi encaminhado à FAMEMA, dia 16/02, documento informando que a vacinação será estendida aos estudantes do 3º e 4º ano do Curso de Enfermagem. A previsão é para que em 25/02/2021 seja iniciada a administração da primeira dose para esses estudantes.
Quanto ao questionamento se seria possível contemplar mais grupos de estudantes, somente após a vacinação, que se dará após 25/02/2021, o HCFAMEMA terá condições de responder de maneira factível.