Nesta quarta-feira, 3 de março, se celebra o Dia Mundial da Audição, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar toda a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde auditiva. O tema deste ano é: “Audição importa para todos! Triagem, reabilitação e comunicação!”
A Professora-Doutora Vanessa Ramos Pires Dinarte, médica otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA defende a ampla divulgação do debate sobre o tema, para que as pessoas se atentem à saúde da audição em todas as faixas etárias, para que procurem o diagnóstico e façam o tratamento, mesmo em caso de grau leve.
A prevenção da perda auditiva inclui a proteção contra sons altos, boas práticas de cuidado do ouvido e imunização. “As pessoas com risco de perda auditiva precisam verificar com regularidade a sua audição. E aquelas com alguma perda auditiva ou doenças de ouvido relacionadas devem fazer o acompanhamento com um profissional de saúde”, disse ela.
Segundo ela, boa audição e comunicação são importantes em todas as fases da vida, desde o nascimento até a senilidade. São essenciais para nossas interações sociais, atividades educacionais, emprego e para nosso bem-estar geral.
A data quer chamar atenção do público em geral, mas principalmente aqueles em risco de perda auditiva e doenças do ouvido, com perda auditiva não detectada ou não tratada, com doenças de ouvido e familiares de pessoas com perda auditiva ou doenças de ouvido.
Uma pessoa pode estar com perda auditiva quando pede aos outros para se repetirem, quando amigos ou familiares dizem que você não ouve bem, deixa a TV ou o rádio em volume mais alto do que os outros, tem dificuldade em entender conversas com ruídos ao fundo, tem dificuldades em acompanhar conversas em grupo ou tem dificuldade em identificar de onde os sons estão vindo.
Caso uma pessoa apresente estes sintomas o ideal é procurar um profissional de saúde auditiva, o médico otorrinolaringologista, para poder indicar qual caminho correto a seguir.
Para cuidar da saúde auditiva evite som alto, ruídos, não use cotonetes, evite usar fones de ouvido, utilize protetores auriculares em locais de grande ruído, evite ficar muito tempo ao telefone e realize consultas periódicas.
O otorrino é o médico especialista na saúde dos ouvidos, o que inclui a prevenção. No entanto, a maioria das pessoas só procura essa especialidade quando já possui algum problema ou quando o mesmo já se agravou muito.
Sempre que perceber algum desconforto nos ouvidos — como zumbidos e diminuição da acuidade auditiva — procure um otorrinolaringologista para realizar uma avaliação apurada das estruturas que compõem o canal auditivo.