Dois novos equipamentos que chegaram ao Ambulatório HC III passarão a subsidiar médicos da especialidade de oftalmologia no fechamento do diagnóstico e tratamento dos pacientes. Tratam-se do Campímetro e do Microscópio Especular, aparelhos que apontam parâmetros importantes sobre a visão, como o campo visual do paciente e condições das células presentes na córnea. Veja abaixo mais detalhes sobre os equipamentos.
Campímetro
O que é? O exame de Campimetria (também conhecido como campimetria ocular ou exame de campo visual) é um procedimento que auxilia no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a capacidade do paciente de perceber os diversos estímulos que nos rodeiam mesmo sem estar focado neles. Ou seja, a campimetria está relacionada com a avaliação da visão periférica do ser humano. Como funciona esse exame? A campimetria computadorizada é um exame simples, indolor e rápido. Para sua realização, o paciente estará sentado e com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho funciona disparando luz em diferentes lugares e com intensidade variada, ao mesmo tempo que emite uma luz única ao fundo. O paciente, então, deve focar apenas na luz permanente ao fundo e indicar por controle remoto em sua mão, cada nova luz percebida por sua visão periférica. Dessa forma, é possível medir o campo de visão do paciente. Quem deve realizar esse exame? A campimetria é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças dos olhos, como o glaucoma, coroidite (inflamação da coróide), doenças da retina, problemas no nervo óptico, problemas neurológicos, intoxicação medicamentosa, alterações do campo visual, enxaqueca ligada a problemas de visão.
Valor do investimento: R$ 79.500,00
O exame de campimetria identifica campo visual do paciente.
Microscópio Especular
O que é? O equipamento realiza a Microscopia Especular de Córnea, que é um exame oftalmológico indolor cujo objetivo é analisar a quantidade de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano, bem como seu formato e tamanho, para verificar se as células dessa região da córnea permanecem saudáveis. Como funciona esse exame? A Microscopia é um exame rápido e não invasivo, ou seja, não há contato direto com o olho do paciente, feito com o auxílio de um microscópio digital, que registra e amplia a imagem da parte interna da córnea, para a análise de um médico oftalmologista. Quem deve realizar esse exame? Este exame é indicado para pacientes na fase de pré-operatório de cirurgias, principalmente de catarata, pessoas com algum tipo de trauma na córnea, entre outros casos de edema de córnea, diagnóstico e acompanhamento de distrofias corneanas endoteliais, pós-operatório de cirurgia de catarata e transplante de córnea, adaptação de lentes de contato, pré-operatório de cirurgia refrativa, cicatrizes e opacidade da córnea e trauma corneano.
Valor do investimento: R$ 48.250,00
Fonte de recurso: HCFAMEMA
A microscopia registra e amplia a imagem da parte interna da córnea
Período: 10/09/22 a 16/09/22