A Fundação Vanzolini, ligada à USP (Universidade de São Paulo), realizou uma auditoria de supervisão da ISO 9001 (Norma : ISO 9001:15) no Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (Hemocentro de Marília), que faz parte do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA. A instituição possui certificação de qualidade desde 2007 e desde 2018 conquistou a nova certificação de qualidade, de padrões internacionais.
A Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan, destaca que a auditoria de supervisão é importante para o aprimoramento do sistema, correção de possíveis falhas e um momento de aprendizado e busca de melhorias nos processos com foco na qualidade dos serviços e produtos realizados pelo Hemocentro.
“Essa avaliação da Fundação Vanzolini é muito importante porque ela vem para consolidar nosso trabalho. Ficamos satisfei-tos que estamos caminhando bem, com um sistema que está bem consolidado, mas que sempre tem oportunidades de melhoria, como correções a serem feitas. Esse é o objetivo maior da auditoria, para que nos mostre a conduta correta a ser tomada, porque o que almejamos é um atendimento adequado, com qualidade e segurança ao paciente, na assistência aos portadores de doenças onco-hematológicas, na realização dos exames laboratoriais e na produção e fornecimento de sangue com qualidade e segurança . Estamos felizes porque é mais uma etapa vencida, mas ainda temos muito a aprender. Agradeço toda equipe do hemocentro que estão comprometidos com os processos e que já incorporaram a qualidade no seu dia a dia” afirmou a diretora Dra. Doralice Marvulle Tan.
O auditor da Fundação Vanzolini, Carlos Alberto Pimentel, realizou a auditoria de supervisão de 2 a 4 de março. A ISO 9001:2015 certifica o Hemocentro através de serviços e áreas como Hemoterapia, Captação de Doadores, Coleta, Agências Transfusionais, Ambulatório de Controle de Hemocomponentes, Patologia Clínica, Onco-hematologia, DRH (Divisão de Recursos Humanos) da Famema e as unidades ligadas ao departamento, como o CCI (Centro de Convivência Infantil) “O Castelinho” e o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e a partir desta avaliação também as UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) do Hospital das Clínicas e do Hospital Materno Infantil.
“Essa avaliação extrapola o nível nacional, com base na norma 9001:2015, que é um sistema de gestão da qualidade, que a gente constata que foi muito bem implantada no Hemocentro de Marília. É a segunda vez que venho aqui e realmente a gente observa um compromisso muito grande, desde a diretoria a todos os colaboradores. E Marília é privilegiada por ter uma organização e um serviço desse nível”, destacou o auditor da Fundação Vanzolini, Carlos Alberto Pimentel.
A ISO 9001:2008 foi conquistada pelo Hemocentro e DRH em dezembro de 2009, após rigorosa avaliação. Antes, em 2007, a certificação ISO 9001:2000 já havia sido obtida pelas unidades. Em 2018 conquistou a nova certificação ISO 9001:2015.
“Estamos todos contentes com a avaliação positiva, reafirmando a certificação de qualidade do Hemocentro, um dos departamentos do HCFAMEMA que nos deixa muito envaidecido, pela competência, qualidade e desempenho cada vez melhores, pois se a instituição é referência para 1,2 milhão de habitantes, o Hemocentro é referência para 2 milhões de habitantes, uma responsabilidade ainda maior”, disse a superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio.