O mês de novembro foi muito significativo para o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, pois nele foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue e muitas pessoas se empenharam para ajudar a unidade que está com os estoques de sangue baixos. No total, 1.582 pessoas foram até o Hemocentro para doar sangue e entre eles 1.383 estavam aptos, sendo 762 homens e 621 mulheres.
No mês passado, o Hemocentro contou com grandes parceiros como o SICOE Anjos da Guarda, Amigos do Dê, Sangue Corinthiano, Escola Estadual Antônio Gomes, Igreja Universal de Marília e Garça, Grupo Entrevias, Miray Motors de Marília e voluntários de Gália, Guaiçara, Fernão, Oscar Bressane, Pompeia e Marília.
As campanhas e ações de solidariedade são muito importantes, especialmente as doações de sangue, pois por meio de uma doação é possível salvar até quatro vidas, além disso, o doador também pode ser compatível em casos de medula óssea.
No dia do Doador (25), por exemplo, o Hemocentro recepcionou 89 doadores voluntários da cidade e da região. “Este dia foi comemorado em todo Brasil com homenagens aos doadores, que muito contribuem para salvar vidas exercendo com amor e cidadania este nobre gesto. Dependemos deles para que os pacientes que necessitam de transfusão de sangue possam ser atendidos com segurança. A eles e as empresas parceiras a nossa eterna gratidão”, ressalta a Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan.
As campanhas promovidas pelos parceiros no mês de novembro contribuíram positivamente com os estoques sanguíneos. “A campanha que já fazíamos entre os membros da equipe se tornou um grande propósito para nós, que sempre trabalhamos em prol do bem estar de todos e de forma voluntária. Acredito que a campanha para o Hemocentro foi só o início de mais uma parceria solidária, pois já estamos com novas ideias para o próximo ano”, conta a Coordenadora do SICOE Anjos da Guarda, Luciana Marostega.
O grupo da Igreja Universal, cerca de 50 pessoas, também doou sangue em novembro para ajudar o Hemocentro quando os estoques de sangue estavam baixíssimos. Destaque ainda para os voluntários do município de Fernão, que no total foram 90 doadores, além dos torcedores, que todo ano se reúnem para doar sangue no Hemocentro – um verdadeiro “golaço” de solidariedade e amor ao próximo.
O Hemocentro do HCFAMEMA agradece todo apoio dos doadores voluntários, mas é importante lembrar que alguns tipos sanguíneos foram regularizados e outros se estão com o estoque mínimo. Portanto, doações de todos os tipos sanguíneos são importantes no momento, tendo em vista aproximação das festividades de final de ano e período de férias.