Na quinta-feira, 13 de novembro de 2024, o HCFAMEMA recebeu a médica cirurgiã geral Jhennyfer Bortiza e o engenheiro de produção Wendell Guilherme do Prado, ambos facilitadores do Hospital Sírio-Libanês no Projeto Lean, para a abertura oficial da Fase 2 – Transformação nos Hospitais.
O Projeto Lean é desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, e executado em parceria com os hospitais Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento. O objetivo é reduzir a superlotação dos hospitais, otimizando processos e diminuindo desperdícios.
Na Fase 1, após aprovação da participação do HCFAMEMA no Projeto pelo Ministério da Saúde, o local trabalhado para melhorar indicativos foi o Pronto Socorro do hospital, reestruturando-o de forma a diminuir a superlotação, o tempo de entrada até a internação e do atendimento até a alta. Nessa fase, o hospital que acompanhou o trabalho no HCFAMEMA foi a Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Agora, na Fase 2, o objetivo é desenvolver um trabalho em conjunto entre Pronto Socorro, Unidades de Internação, Unidades de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico do HCFAMEMA, de forma a coexistir uma sinergia entre os setores. Durante oito encontros presenciais, os facilitadores do Sírio-Libanês irão implementar as ferramentas no hospital mariliense e, após, será feito acompanhamento de forma remota.