A Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília- HCFAMEMA recebeu a doação de quatro exemplares da obra da escritora natural de Campo Grande (MS), mas radicada em Marília, Fabrina Martinez. A proposta é colocar a obra à disposição dos profissionais de saúde da Instituição que tiverem interesse. O primeiro livro da jornalista e escritora “Sabendo Que És Minha” é uma novela que fala sobre a dor da perda, sobre o relacionamento entre mães e filhas, narrado do ponto de vista de uma mulher em luto pela morte da mãe.
A doação também foi direcionada à Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, que tem especial interesse e formação sobre o tema, por estudar e exercer a medicina em assistência à saúde na área da Gestão do Cuidado, que é a tomada de decisões quanto ao uso de tecnologias (duras, leves-duras e leves), de articulação de profissionais e ambientes em um determinado tempo e espaço, que tenta ser o mais adequado possível às necessidades de cada paciente.
Para os autores Roseni Pinheiro e Francini Lube Guizardi, a definição do cuidado é indissociável de sua integralidade. “É o tratar, o respeitar, o acolher, o atender o ser humano em seu sofrimento, em grande medida fruto de sua fragilidade social” (Luz apud Pinheiro; Guizardi, 2004).
A escritora enviou os exemplares de seu livro através da também jornalista Caká Cerqueira Cesar, proprietária da La Musetta – Arte ao Mundo, responsável por promover a obra. As duas desenvolvem também em conjunto um projeto (ainda em fase de planejamento) de acolhimento ao luto e arte terapia, para atender pessoas em vulnerabilidade emocional.
“A doação dos exemplares é uma forma de divulgarmos a obra de Fabrina Martinez e contribuir de alguma forma com os profissionais de saúde, por se tratar de um tema que envolve saúde pública: o enfrentamento do luto, um tema tão atual nos tempos de incertezas e de tantas perdas por conta da pandemia de covid 19”, disse Caká.