O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA e a Faculdade de Medicina de Marília – Famema realizaram na última segunda-feira (14) a solenidade de acolhimento de 77 novos acadêmicos de medicina ao chamado internato – momento em que os alunos chegam ao quinto ano do curso e passam a atuar mais efetivamente no cenário de práticas. Além da atenção básica, o grupo ainda vai atuar em ações de clínica cirúrgica, urgência e emergência, pediatria, ginecologia, obstetrícia e outros atendimentos do HCFAMEMA.
Conforme informações da coordenadora do internato em Medicina da Famema, profa. Dra. Maria Isabel Gonçalves, os alunos se juntam a outros 89 que já estão com as práticas em andamento no referido Hospital. “O internato é um momento muito importante da formação médica pois é a transição entre o estudante de medicina e o médico. Essa fase compreende dois anos, sendo o quinto e sexto anos de estudos e corresponde a 35% de toda a grade horária de medicina”, explicou.
O internato é supervisionado e proporciona que o aluno coloque em prática todo o seu conhecimento, tornando-se um profissional generalista, humanista, crítico, proativo e reflexivo em diferentes níveis de atenção.
A superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, esteve presente e ressaltou que além de habilidades técnicas, os novos internos devem sempre agir dentro dos parâmetros de humanização em saúde. “Nunca se esqueçam de ter compaixão. Os pacientes que nos procuram muitas vezes estão vivendo o pior dia de suas vidas e cabe a nós, profissionais da Saúde, discernimento e empatia para atendê-los com toda técnica e humanização necessárias”, pontuou.
Também participaram do encontro representantes da Famema, docentes e médicos do HCFAMEMA.