A campanha Fevereiro Laranja tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea, além de informar sobre o diagnóstico precoce da doença.
A diretora técnica do Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, Dra. Doralice Marvulle Tan, comenta sobre a campanha e a doença em mais um vídeo sobre saúde produzido pela Gerência de Comunicação do hospital.
A leucemia é uma doença que ataca os glóbulos brancos. Seu principal traço é o acúmulo de células doentes na medula óssea, ou seja, a leucemia é um tipo de câncer dos tecidos que formam o sangue.
Já que uma das maiores dificuldades da pessoa diagnosticada é achar um doador de medula óssea que seja compatível, uma boa maneira de ajudar é se tornando um doador voluntário. Para isso basta comparecer no Hemocentro (DASHEMO) e se cadastrar. É preciso ter idade entre 18 e 54 anos, estar gozando de boa saúde e não ter doença infecciosa ou transmissível pelo sangue.