O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA vem se preparando desde janeiro para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). A autarquia estadual em Marília é referência SUS em alta complexidade para 1,2 milhão de habitantes de 62 cidades da região e desde o dia 29 de janeiro instituiu um Grupo de Trabalho para iniciar protocolos, definir estratégias e elencar ações, criando o Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19) em 7 de fevereiro. Após dois meses, com a criação da Sala de Situação, ele foi atualizado, demonstrando todo plano de ação do hospital, e agora é colocado à disposição do público, cumprindo o dever da administração pública em dar publicidade de seus atos, facilitando o acesso à informação aos cidadãos.
O Plano de Contingência demonstra inclusive como foi elaborado os níveis de resposta que o HCFAMEMA irá aplicar conforme a necessidade de assistência. Este plano é composto por três níveis de resposta: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde. O plano ainda faz uma introdução sobre a doença, sua fisiopatologia e tratamento.
“Este material objetiva dar transparência às ações definidas pelo HCFAMEMA para combate à pandemia, bem como apresentar os principais conceitos e definições pertinentes para esclarecimento da situação atual em consonância às recomendações do Ministério da Saúde e Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde”, comenta a Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Aparecida Libanio Nunes.
Para visualizar o Plano de Contingência clique no link abaixo: