O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA está desenvolvendo ações internas e externas para melhor divulgar, orientar e até dar suporte ou apoio para o uso adequado do aplicativo de celular da Instituição, o “HCFAMEMA Tá Na Mão”. O aplicativo elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do próprio hospital foi lançado no dia 1 de junho e já foi baixado por cerca de 600 pessoas em sua versão para o sistema Android. A versão para o sistema iOS ainda está em desenvolvimento e será lançado em breve.
O aplicativo HCFAMEMA Tá Na Mão oferece desde serviços de informação do paciente cadastrado, das consultas ou tratamentos em andamento, até diversos serviços de atendimento à distância como a Teleorientação Ambulatorial, para contato por chamadas de vídeo entre paciente e médico; Telemonitoramento COVID, para avaliação de pacientes com COVID em isolamento domiciliar; Teleorientação COVID para se tirar dúvidas sobre a doença e seus cuidados; e Televisita, para realização de contatos por chamada de vídeo entre pacientes e seus familiares ou amigos.
Para popularizar e incentivar o uso todos os pacientes atendidos recebem orientação sobre como baixar, como se cadastrar e utilizar todas as funções e aplicações do programa. Cada paciente recebe ainda um informativo impresso com orientações de uso. Os familiares ou amigos que ingressam na Instituição também recebem informativos impressos anunciando a nova plataforma.
O diretor de DTI, Nelson Julio de Oliveira Miranda, explica que o HC também desenvolve ações externas de capacitação dos profissionais de saúde de cada um dos 62 municípios que atende para também divulgar, orientar e inclusive dar suporte aos pacientes e familiares para o uso adequado da plataforma. “Como é uma tecnologia ainda muito recente, inclusive com serviços de atendimento à distância, através de videochamadas, o importante agora é tornar acessível essa ferramenta e para isso toda ajuda é necessária para que a população aprenda a utilizar”, explicou ele.
A proposta externa é envolver toda a rede básica de saúde nesta divulgação e orientação até que o aplicativo se torne um produto de conhecimento de todos e bem utilizado por todos os pacientes, familiares e a população em geral.