O HCFAMEMA lançou nesta sexta-feira (25) o Programa “Diga Não” de combate à violência contra a Mulher. Trata-se de iniciativa que irá capacitar todos os colaboradores da instituição para se atentarem às formas de violência contra a Mulher e aos protocolos de apoio que devem ser tomados caso sinais de agressão sejam identificados.
As estatísticas apontam para uma realidade ainda muito presente. De janeiro a dezembro do ano passado, 19 mulheres foram atendidas no Hospital das Clínicas Materno Infantil em decorrência de agressões domésticas.
“O Programa marca o início de uma grande frente de proteção às mulheres. Queremos que todas as mulheres encontrem no HCFAMEMA um ambiente protetor, seguro e acolhedor. Não podemos mais acompanhar nossas estatísticas e ouvir calados que nosso país não é seguro para uma mulher viver. A mobilização começa em cada um de nós e o HCFAMEMA não vai ficar fora disso”, garantiu a Superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio.
Além de colaboradores do HCFAMEMA, participaram do lançamento do Programa “Diga Não” representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-IX), Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Famema, Apae Marília, Projeto Vila Real, Amigos do COM, Centro Municipal de Referência da Mulher e Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
O lançamento do Programa contou ainda a palestra da delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Marília, Dra. Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado, com o tema “Atualizações da Lei Maria da Penha”. “Iniciativas como essa são extremamente positivas para a cidade e região. Ter um serviço de Saúde pública acolhedor e capacitado soma forças com a nossa luta em defesa das mulheres”, pontuou.
A próxima etapa compreende sensibilização do público interno, seguida de implantação do programa com “21 dias de ativismo” – que envolve ações de formação de multiplicadores entre os 2,3 mil colaboradores do HCFAMEMA. A etapa está prevista para ocorrer entre os dias 08 e 29 de abril.