O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), implantou um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento de seus colaboradores, o “Gestor D”, que neste trimestre está sendo aplicado aos gestores da Instituição. Como ferramenta de apoio do programa o DGP está utilizando a Matrix Nine Box. Com ela, é possível gerenciar a performance do profissional, fazer análises do desempenho, verificar o andamento de todas as metas e obter mais clareza para a tomada de decisões e alcançar melhores resultados.
“A matriz Nine Box é uma das ferramentas de avaliação de desempenho mais importante para a gestão de pessoas, identificando a posição que os profissionais se encontram; quais necessitam de um plano de ação para que possam desenvolver e quais estão aptos a alcançar novas posições dentro da Instituição. Uma das grandes vantagens desta metodologia, além de expor o desempenho e o potencial dos colaboradores de maneira visual, é a gestão de talentos. Enquanto os resultados aparecem, esses profissionais podem ser preparados por meio de programas de capacitação. O que também se reflete de maneira positiva na retenção de talentos”, explica Thaís do Amaral Bardine, Diretora Técnica do Núcleo de Ingresso do DGP.
Segundo André Luiz Barbosa, Diretor Técnico da Gerência de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT), que integra a equipe do programa Gestor D, o HCFAMEMA por meio de sua Superintendência, compreende que a gestão administrativa deve ser eficiente e inovadora, estimulando métodos e ações que contribuam e fortaleçam este espírito cooperativo e sustentável. “O programa Gestor D quer ajudar os colaboradores a atingir a performance ideal ao resultado necessário, e a Matriz Nine Box é a forma de detectarmos as necessidades de adequação, tendo mais clareza para tomar as decisões de maneira justa, melhorando e mantendo nosso capital humano satisfeito e bem sucedido”, informou ele.
Aline Cristal, Assessora da Superintendência e atualmente acompanhando as atividades do DGP, ressalta que ao avaliarmos o desempenho dos gestores identificamos os talentos, e o próprio profissional consegue visualizar, na prática, mediante feedback, como seu trabalho está sendo desenvolvido, tendo a possibilidade de evoluir profissionalmente”, concluiu ela.