Começaram hoje as atividades lúdicas às crianças que são atendidas em Departamentos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.
A ação é em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro. As atividades acontecerão durante três dias em locais diferentes. Hoje, na estreia, foi a vez do Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO), o Hemocentro, receber visitas especiais.
As crianças foram surpreendidas com a presença da cachorra Minnei, uma linda Golden Retriever treinada especialmente para atuar com Intervenção Assistida por Animais, ou seja, uma espécie de “Cão Terapeuta”. Conduzida por sua tutora, Milena Diniz de Freitas, que é diretora do Núcleo de Regulação de Acesso do HCFAMEMA, a pequena Minnie garantiu a alegria dos pacientes e colaboradores do Hemocentro.
O local fechado, onde é realizado o tratamento das crianças com câncer, ganhou um espaço aberto neste dia, e não foi apenas porque elas estavam do lado de fora, no estacionamento brincando cuidadosamente com a Minnei, mas principalmente porque elas ganharam mais espaço para receber amor, sorrisos, carinho e atenção.
As crianças também puderam brincar e receber presentes da personagem Frozen, que com todo seu carisma encantava os pequenos. Essa iniciativa foi da Associação Beneficente “Fios do Bem”, em parceria com a Princesa Careca e a blogueira Cassiana Seraguci, que sempre participa da data comemorativa no Hemocentro. Além disso, os pacientes ganharam pipoca e algodão doce, que foram ofertados pelas colaboradoras da CCI “O Castelinho”.
“Hoje foi uma visita muito especial aqui no Ambulatório Oncohemato infanto-juvenil do Hemocentro. Foi uma atividade lúdica importante para as crianças que estão em fase de tratamento do câncer, e ver a alegria delas foi realmente emocionante”, relata a psicóloga Silvana de Oliveira Cantu.
Vida de criança precisa ter coisas de criança, momentos e brincadeiras de criança, mas às vezes é necessário fazer uma pausa para cuidar da saúde, mesmo sendo tão pequenos e jovens, porém isso não significa deixar de viver e sentir emoções, não é mesmo? E é isso o que o HCFAMEMA está tentando fazer: proporcionar, por meio de pequenos gestos como esses, uma lembrança feliz que dure para sempre. Pois é assim que a vida, e não apenas o Dia das Crianças, deve ser: feliz!