Em 18 meses, projeto que busca reduzir contaminações relacionadas à assistência à saúde já evitou 3.764 infecções e salvou 1.434 vidas
O HCFAMEMA, qualificado como hospital do PROADI-SUS, alinhado ao Plano Nacional de Saúde (PNS), conseguiu colaborar com o projeto Saúde em Nossas Mãos, na prevenção de 3.764 infecções e salvando 1.434 vidas de pacientes presentes em UTIs de hospitais no Brasil, de 2021 a 2023.
O projeto, que no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília é coordenado pela Professora Doutora Silene El Fakhouri, médica intensivista e coordenadora da UTI Adulto do hospital, conseguiu zerar as infecções causadas na corrente sanguínea; reduzir em 25% as infecções associadas à ventilação mecânica (pulmonar); e aumentar a adesão de higienização das mãos em 30%.
“O PROADI-SUS mostrou que a qualidade da saúde está em nossas mãos!”, comenta dra. Silene.
Entenda o Projeto Saúde em Nossas Mãos
O Saúde em Nossas Mãos faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e busca reduzir a incidência dos principais indicadores de infecção hospitalar ocorridos na rede de saúde pública, disseminando um modelo que, além de resguardar vidas, também demonstra o impacto financeiro com a prevenção de infecções. Nessa primeira parcial, por exemplo, a economia gerada através do projeto para o SUS foi de mais de R$ 200 milhões.
Na prática, o Saúde em Nossas Mãos implanta ações nos hospitais participantes do programa, que visam aumentar a segurança dos pacientes e reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS, que são as infecções adquiridas após a admissão do paciente no hospital. A redução prevista é de 30% em um período de 24 meses.
O projeto ainda foi delineado na forma colaborativa pelos hospitais PROADI-SUS e por demais equipes técnicas, com a máxima de que “todos ensinam e todos aprendem”. Os hospitais participantes estruturam equipes multidisciplinares, de diferentes áreas de interesse em torno da UTI, além da nomeação de líderes em cada hospital para engajar as equipes e estimular a implementação de práticas seguras, a partir das metodologias e ferramentas específicas de qualidade e segurança do paciente. Além disso, são coletados periodicamente os dados para mencionar a quantidade de vidas salvas e a economia gerada para o SUS.
O PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS foi criado em 2009, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério de Saúde Único de Saúde.