O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, protagonista do ensino aliado à assistência à saúde na região, promoveu na segunda-feira, dia 7 de abril, uma videoconferência para “Capacitação e Discussão na abordagem dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) nos serviços hospitalares frente a Pandemia do COVID19” para profissionais da área da saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus em toda região.
Apresentado na Superintendência do hospital, com o auxílio do Departamento de Tecnologia e Informação (DTI/HCFAMEMA), a transmissão foi realizada por web conferência para representantes de diversos órgãos de saúde municipais e estadual. Participaram desde Vigilâncias Sanitárias, Secretarias de Saúde, Hospitais, Santas Casas e Maternidades das cidades de Adamantina, Flórida Paulista, Lucélia, Osvaldo Cruz, Tupã, Ourinhos, Saldo Grande, Florínia, Bastos, Santa Cruz do Rio Pardo, Paraguaçu Paulista, Palmital, Chavantes, Maracaí, Cândido Mota, Rinópolis, Pacaembu, Marília.
A videoconferência foi um convite feito pela Departamento Regional de Saúde da região de Marília – DRSIX, através da Diretora Célia Maria Marafiotti Netto, ao HCFAMEMA, diante da antecipação da utilização dos EPIs aos profissionais da assistência frente a pandemia do COVID-19.
A médica-chefe da UTI do HCFAMEMA, Dra. Silene El Fakhouri foi a interlocutora do evento, e apresentou um documento que sintetizou todo o trabalho desenvolvido pelo HCFAMEMA desde o início da Pandemia.
O documento descrevia a paramentação e desparamentação dos EPIs para cada tipo de área de atendimento assistencial, além disso foi apresentada vídeo-aulas, desenvolvidas e produzidas pela Superintendência e Gerência de Comunicação (GC/HCFAMEMA). Foi pontuado na apresentação da Dra. Silene que cada área deve obedecer a paramentação conforme a exposição ou não a contaminação ao vírus COVID-19.
“Foi um momento rico de troca de experiências onde pudemos contribuir com as nossas vivencias no HCFAMEMA diante da pandemia do COVID-19, ainda há muitas dúvidas do que usar e como usar, além do tempo de uso de cada EPI, tentamos passar aos presentes o que elegemos no HCFAMEMA, mas deixamos claro que cada local tem sua especificidade e sua maior ou menor exposição ao contágio”, relatou Dra. Silene El Fakhouri.
“O HCFAMEMA como referência aos 62 municipios da DRS IX, estará disponível a quaisquer solicitações de informações dos municípios e unidades de saúde, pois faz parte da sua missão, visão e valores cuidar da saúde desta população em alta complexidade”, relatou Dra. Paloma Libanio Nunes.