O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA apoia e incentiva a participação voluntária da população de Marília no novo Projeto de Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA, aprovado no último dia 10 de março pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa). O médico psiquiatra Juliano Flávio Rubatino Rodrigues, mestrando na Instituição, é o coordenador do estudo “Perfil epidemiológico de Suicídio na cidade de Marília: Proposições para prevenção”.
Segundo o psiquiatra, neste momento de completar um ano de pandemia, onde as grandes dificuldades sociais só aumentam, nossos olhares se voltam para o estado emocional de nossa população. Alarmados pelos altos índices de suicídio em Marília nos últimos anos, passamos a realizar pesquisa junto a FAMEMA no intuito de traçar o perfil epidemiológico de nossa cidade. O Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE/CONEP) é 40205820.0.0000.5413; Parecer: 4.583.491.
“Contamos com todos para responder ao questionário. Precisamos de 2.500 participações. A expectativa é que até o final de março, mais tardar em abril, tenhamos o volume adequado para traçarmos proposições para prevenção”, declarou Rodrigues.
A pesquisa, com 23 perguntas, está sendo realizada tanto com pacientes em tratamento em consultório, familiares de suicidas, como também com pessoas da comunidade de Marília em geral que aceitem ser voluntárias. A participação é sem custos e sem pagamento, consiste apenas em responder ao questionário online.
Caso tenha alguma dúvida sobre a pesquisa o voluntário pode entrar em contato com um dos pesquisadores: Juliano Flávio Rubatino Rodrigues, na Rua Francisco Giaxa, 429 (telefone 14-3433-9673) das 8 às 17h (por e-mal: julianofrr@terra.com.br).
Para participar da pesquisa click no link abaixo: