Formulário de NOTIFICAÇÃO DE NÃO CONFORMIDADE
O novo formulário de NOTIFICAÇÃO DE NÃO CONFORMIDADE, substituirá os formulários de erros de medicação, queda do paciente e desvio de qualidade de materiais. Além do mais, outras falhas também devem ser notificadas, de acordo com a ANVISA, tanto falhas na assistência como nos processos administrativos.
Os incidentes relacionados à assistência à saúde, incluindo os eventos adversos devem ser notificados obrigatoriamente ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), de acordo com a Resolução RDC nº. 36/2013.
Notificações podem capturar erros, incidentes com e sem dano, mau funcionamento de equipamento, falhas de processo ou outros riscos. As notificações podem ajudar a identificar perigos e riscos e fornecer informações sobre as falhas do sistema, o que pode contribuir para os esforços de melhoria e de mudanças no sistema para reduzir a probabilidade de danos a futuros pacientes.
O objetivo principal dos sistemas de notificação de segurança do paciente é aprender com a experiência. No entanto, é importante destacar que a notificação em si não melhora a segurança. É a resposta às notificações que conduzem a mudanças. Dentro de uma instituição de saúde, a notificação de um incidente grave ou de um grave near-miss (quase-erro) deve desencadear uma investigação aprofundada para identificar as falhas sistêmicas subjacentes para subsidiar a adoção de medidas corretivas com o objetivo de prevenir a recorrência.
Núcleo de Gestão de Segurança e Risco do Paciente
Núcleo de Gestão de Processos e Qualidade
(14) 3434-2525 – Ramal 1681