Colaboradores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA e do Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia (DASHEMO), o Hemocentro, participaram da 1ª etapa do treinamento da Brigada de Incêndio, que consiste em preparar as equipes para atuarem, em conjunto com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Marília, em situações de combate a incêndios dentro da Instituição.
A iniciativa foi uma ação da Gerência de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (GESMT) do HCFAMEMA, em parceria com os SESMT’s (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), das Fundações Famar e Fumes.
Durante o treinamento, os colaboradores foram instruídos sobre como atuar na prevenção e no combate a incêndios, na evacuação de ambientes de riscos, no atendimento de emergência, nos primeiros socorros, na checagem de extintores e saída de emergência, entre outros.
As medidas ensinadas durante o treinamento da Brigada de Incêndio são fundamentais para garantir que consequências piores não aconteçam devido ao despreparo das pessoas ou nervosismos que uma determinada situação pode causar. A equipe foi treinada e preparada para atividades que, geralmente, são imprevisíveis. O treinamento aos colaboradores foi ministrado pelo bombeiro Cb. Pontes.
Entre as participantes estava a colaboradora Purcina Marques T. Cano. “É muito bom quando temos clareza sobre a função do brigadista. O treinamento foi dinâmico com vídeos e aulas práticas, o que facilitou o aprendizado”, destaca Purcina.
“O treinamento foi muito proveitoso e o Cb Pontes também foi interativo e esclarecedor em tudo o que ensinou para a equipe”, completou Elaine Alves P. Milani, outra participante da Brigada de Incêndio.
“Quando os colaboradores são treinados e colocados à prova, eles têm condições suficientes de combater um princípio de incêndio, por isso acreditamos que esse treinamento no HCFAMEMA é de extrema importância”, comenta o Diretor do GESMT, André Luiz Barbosa.
Vale lembrar que a presença da Brigada de Incêndio é obrigatória, conforme a Norma Regulamentadora nº 23, a NR-23, para todas as empresas. O treinamento tem carga horária de oito horas. Na 1ª etapa foram quatro horas de treinamento de combate a princípios de incêndios; já na 2ª etapa foram quatro horas dedicadas ao aprendizado de primeiros socorros.