Colaboradores do Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil – DASMI, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, participaram nesta semana do Treinamento e Capacitação do Protocolo de Identificação do Paciente.
A reunião aconteceu com o objetivo de promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos do paciente, além de executar o Plano de Segurança do Paciente e garantir boas práticas de funcionamento do serviço.
Estiveram presentes no treinamento as equipes de enfermagem, portaria, zeladoria, acolhimento e recepção. “Nos reunimos porque entendemos a importância de orientar sobre a segurança dos pacientes, bem como a identificação correta de cada um, pois assim estamos garantindo que a pessoa receba o cuidado prescrito, como medicamento, cirurgia e exames corretos. Desse modo, conseguimos oferecer o melhor atendimento, prevenir incidentes e danos aos pacientes”, explica a enfermeira Cristiane Barbosa.
Além de Cristiane, a enfermeira Livia Faria Orso e a auxiliar de enfermagem Patrícia Vieira também coordenaram essa capacitação com o apoio técnico do Comitê de Segurança do Paciente.
O protocolo já está em uso nos Departamentos de Atenção à Saúde em Hemoterapia – DASHEMO/Hemocentro e Ambulatorial – DASAMB (unidade situada à Rua Dr. Reinaldo Machado), Oncoclínica e Radioterapia. Em agosto, o mesmo protocolo foi finalizado no Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade – DASAC, e neste mês de setembro está sendo implantado no Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil – DASMI.
*Sobre o Núcleo de Segurança do Paciente*
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) foi instituído em 2018 no HCFAMEMA que, por meio da implantação de novos protocolos vem melhorando cada vez segurança do paciente. Os protocolos seguem as seis metas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), com melhorias significativas nos resultados e qualidade de assistência prestada aos usuários. Um desses protocolos é de Identificação do Paciente, em que todos são identificados durante o atendimento na instituição.
É importante ressaltar que no próximo dia 17 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente.