O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS teve início em 21, 23 e 24 de setembro no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA com a Primeira Semana de Imersão Virtual (SIV). Essa iniciativa desencadeou uma série de ações que serão executadas pela equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) B do HCFAMEMA, chamada de “Time de Melhoria”, apoiado pelo Hospital Albert Einstein.
Uma das ações desenvolvidas foi a apresentação de todo o Programa “Saúde em nossas mãos” para os colaboradores que integram a UTI-B. Essa apresentação foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro, durante quatro reuniões com as equipes de plantões diurnos e noturnos, incluindo médicos e residentes, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e auxiliares de limpeza. Na próxima etapa, os familiares também serão incluídos.
Por meio dessas reuniões, os colaboradores do HCFAMEMA foram informados sobre todo apoio metodológico e suporte que será dado pelo Hospital Albert Einsten durante os 24 meses do Programa, além de conhecerem os objetivos principais do PROADI-SUS, como a diminuição de pelo menos 30% dos índices em UTIs, e entre eles estão três infecções muito recorrentes nestes ambientes.
“Todos os trabalhadores auxiliarão nas pequenas mudanças que iremos testar e implementar no processo de cuidado dos pacientes, diminuindo assim as infecções e consequentemente aumentando a expectativa de vida dos pacientes internados, além de diminuir os custos com medicamentos e insumos. Esta aproximação foi muito produtiva, pois integrou todos os profissionais e os inseriu no Time de Melhoria”, enfatizou a Coordenadora da UTI-B e do Programa no HCFAMEMA, Dra. Silene El Fakhouri.
Ao término da reunião, o “Time de Melhoria” do HCFAMEMA entregou uma lembrancinha para cada trabalhador com um link para o Ambiente Virtual EAD do Hospital Albert Einstein, que permite a esses trabalhadores da Saúde participar de cursos e capacitações, acessando o link abaixo: