A Fundação Vanzolini, ligada à USP (Universidade de São Paulo), aprovou a manutenção da certificação ISO 9001:2015 ao Hemocentro de Marília. Também foram auditados outros setores do HCFAMEMA que integram os processos de qualidade, como DRH (Divisão de Recursos Humanos) e UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição).
Após visitas nas unidades do HCFAMEMA no período de 18 a 20 de fevereiro, o auditor da Fundação Vanzolini, Osnir Simonatto, aprovou as condições auditadas e recomendou a manutenção do certificado da ISO 9001:2015.
“Nosso trabalho também consiste em analisar os ambientes e propor evoluções. Tivemos um debate aberto com o objetivo de criar oportunidades para a melhoria dos processos. O relatório também proporciona a sugestão de melhorar as ações. Espero que isso possa acontecer. Também quero ressaltar a capacidade da equipe focada na resolução dos problemas”, comentou o auditor Osnir Simonatto na divulgação do relatório.
A Diretora Técnica do Hemocentro, Dra. Doralice Marvulle Tan, destacou o empenho dos colaboradores na manutenção do certificado. “A auditoria demonstra a qualidade dos serviços que prestamos e serve para aferir nossos processos. Sempre saímos de uma auditoria melhores do que iniciamos. Agradeço a dedicação e o empenho de todos”.
A ISO 9001:2015 certifica o Hemocentro através de serviços e áreas como Hemoterapia, Imunohematologia, Captação de Doadores, Coleta, Sorologia, Patologia Clínica, Processamento, Estoque, Distribuição; DRH (Divisão de Recursos Humanos) e as unidades ligadas ao departamento, como o CCI (Centro de Convivência Infantil) “O Castelinho” e o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho); e as UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) do Hospital das Clínicas e do Hospital Materno Infantil.
A implantação da certificação ISO 9001:2015 foi no ano passado. Desde 2007, o Hemocentro, DRH e outros serviços, gradativamente, foram auditados pela ISO 9001:2000 e pela ISO 9001:2008.
Fundação Vanzolini
Em 31 de março de 1967, um grupo de professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP criou a Fundação Carlos Alberto Vanzolini.
A atuação da Fundação Vanzolini foi além do campo da Educação Continuada, para áreas como Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. A Fundação Vanzolini é destaque internacional em temáticas para empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.