#AgostoDourado: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham
Durante a primeira semana de agosto, comemora-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM, intensificado a conscientização e importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida. Criada em 1992, a SMAM é uma iniciativa da Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Acion – WABA, em inglês).
O tema da SMAM de 2023 é “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães e pais que trabalham”, alinhado com a área temática 4 da campanha ODS 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que trata da qualidade na educação. A amamentação, seja a exclusiva até os seis meses de vida ou a que se estende até os dois anos ou mais de idade, contribui para o desenvolvimento cognitivo do bebê e da criança.
Aqui no Brasil, a campanha Agosto Dourado é promovida pelo Ministério da Saúde desde 1999, através de distribuição de materiais informativos, tendo apoio de diversas organizações ligadas à área da saúde.
Benefícios da amamentação
Além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida permite que as necessidades nutricionais da criança sejam supridas. Na criança, a amamentação permite:
✅ Nutrição ideal e necessária para o crescimento saudável;
✅ Proteção imunológica, diminuindo o risco de doenças e hospitalizações;
✅ Prevenção de doenças crônicas na vida adulta, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Já para a mãe, a amamentação auxilia na recuperação pós-parto e na redução do risco de doenças, como, por exemplo, câncer de mama e ovário.
#HCFAMEMA #AgostoDourado #amamentacao