No mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no último dia 21, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, enfatiza a importância do respeito à luta da pessoa com deficiência.
Muitas são as dificuldades enfrentadas por cada cidadão que vive as limitações diárias e adaptações de suas condições físicas e emocionais, porém conviver com o preconceito daqueles que ainda não despertaram em si a empatia e a consciência do quão difícil é viver e se readaptar a deficiência, certamente é uma das maiores lutas.
Pensando em apoiar e auxiliar os pacientes de Marília e região, o HCFAMEMA atua em parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro – CRLM, que junto à Fundação de Apoio à Famema – Famar, apresenta um índice de 99% de aprovação dos pacientes atendidos no Centro.
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília busca oferecer o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. O atendimento é feito por meio de assistência ambulatorial e serviços, como o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, grupos educativos e oficinas a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.
“No âmbito da nossa área de atuação e abrangência desenvolvemos um trabalho contínuo em conjunto com gestores de saúde dos municípios a fim de garantir que os procedimentos, fluxos e condições de atendimento estejam de acordo com os critérios de elegibilidade, assegurando tratamento reabilitacional para quem de fato necessita”, comenta Dra. Roberta Flores, coordenadora clínica do CRLM.
Em tempos de enfrentamento da pandemia da COVID-19, por exemplo, o teleatendimento na modalidade síncrono foi a solução encontrada para a manutenção da qualidade dos serviços ofertados aos pacientes. E a parceria com o HCFAMEMA possibilitou que o teleatendimento fosse realizado pelo aplicativo de celular “HCFAMEMA Tá Na Mão”.
A superintendente do HCFAMEMA, Dra. Paloma Libanio, ressalta a importância da parceria com o Centro de Reabilitação Lucy Montoro. “É uma honra trabalharmos juntos. Sabemos que os serviços prestados por este conceituado Centro vão além do reabilitar, pois com o tratamento especializado é possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes e devolver a esperança e a autoestima, muitas vezes perdidas junto com um acidente”.
O HCFAMEMA e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília caminham em concordância com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que efetivamente suas ações possam contribuir para a condução das políticas públicas com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.
Assim como o Governo do Estado de São Paulo, o HCFAMEMA também busca garantir o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes em nossas unidades, na esperança que, além de oferecer o atendimento mais humanizado possível por meio do SUS, possamos também trazer a consciência que o respeito e apoio à pessoa com deficiência é uma luta de todos nós!