O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA implantou uma nova plataforma online de processamento de dados unificando toda a Instituição em um Sistema Gerencial de Apoio à Decisão (SGAD). Denominado de HCFAMEMA Na Ponta do Lápis, o sistema é um dos mais inovadores e modernos recursos tecnológicos associados à administração de uma Instituição para que se possa aperfeiçoar o tempo de serviço, os recursos humanos e inclusive os recursos financeiros despendidos em cada processo.
O SGAD faz parte do conjunto de Sistemas de informações que regem empresas em todo o mundo. O que o diferencia dos demais sistemas de informação é que ela é direcionada ao planejamento estratégico, ajudando a resolver problemas organizacionais rotineiros, auxiliando o gerenciamento dos dados específicos. A plataforma oferece ainda suporte de Business Inteligence (BI), que também foi desenvolvido pelo próprio DTI/HCFAMEMA.
Segundo o líder da equipe de desenvolvimento do DTI/HCFAMEMA, o cientista da computação Allan Ferreira, especializado em sistemas para Internet, gestão de inovação e empreendedorismo e de Machine Learning, explica que esta ferramenta de gestão não só irá agilizar as tomadas de decisão como melhorar o desempenho dos recursos humanos e, principalmente, maior economia dos gastos e uso dos recursos financeiros.
O DTI do HCFAMEMA possui uma equipe completa de desenvolvedores de tecnologia. Somente neste ano implantaram na Instituição um aplicativo de celular para televisitas e telemedicina, o HCFAMEMA Tá Na Mão, e uma plataforma de controle e organização de cirurgias, o Opera. O DTI é dirigido pelo professor e mestre em ciência da Nelson Júlio de Oliveira Miranda.