A equipe do Ambulatório HC III realizou ação especial com o objetivo de chamar a atenção para o “Dia Mundial e Nacional da Diabetes”, lembrado em 14 de novembro. Durante a permanência na sala de espera do ambulatório de Diabetes Melitus Infantil tipo 1, os pacientes receberam laços azuis e foram informados sobre a doença através de roda de conversa com o tema “a importância do apoio familiar para o paciente com DM1”.
Sobre a doença:
O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) ocorre entre a infância e o início da adolescência e se refere à incapacidade do pâncreas metabolizar a glicose ingerida nos alimentos. Como consequência, esse carboidrato circula em excesso na corrente sanguínea e afeta o metabolismo. A razão pela qual isso ocorre é a destruição das células pancreáticas responsáveis por produzir insulina, que é o hormônio que consegue fazer a glicose entrar nas células e garantir a produção de energia.
O que causa a diabetes infantil:
O diabetes tipo 1 tem origem genética. A criança nasce com essa condição, que irá acompanhá-la ao longo da vida, já que não tem cura. Apesar disso, o DNA não é totalmente determinante da qualidade de vida. A relação entre os genes, o meio e o comportamento físico e alimentar é um arranjo que faz diferença no curso da doença, por isso pode-se considerar que maus hábitos na promoção da saúde fazem parte do desenvolvimento do diabetes infantil tanto quanto a carga genética.
Período: 01/11/22 a 30/11/22