Membros do projeto “Sensibilizarte” realizaram na última semana (08/2022) nova intervenção musical nos corredores do HC Adulto (HC I). Trata-se de projeto integrado por 120 acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Famema que também leva apresentações artísticas ao Hospital Materno Infantil (HC II).
A iniciativa vem crescendo e ganhando participantes nas escolas médicas brasileiras com grupos de estudantes que desenvolvem experiências artísticas, buscando estabelecer um diálogo com seus pacientes utilizando a linguagem em suas diversas manifestações (verbal, não verbal, etc.), a metalinguagem e sua interpretação. Por meio da linguagem gestual (os gestos, o toque, o olhar, o sorriso), as afinidades simbólicas transmitem amorização, cuidado, segurança e possibilitam a superação da solidão, tornando-se um elemento terapêutico e de apoio na recuperação.
O projeto possui quatro frentes: Palhaço, Contação de Histórias, Música e Artesanato. As atividades incluem desde capacitações a discussões acerca das experiências vividas (com a supervisão e orientação de um profissional psicólogo, também voluntário do projeto), produção de trabalhos científicos e organização de eventos.
Período: 20/08/22 a 29/08/22