Seguindo o exemplo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, hospitais da região também implantarão a Terapia Assistida por Animais, mais conhecida como “Cão Terapeuta”. Ontem à noite (29), a Câmara Municipal de Lins votou favorável ao projeto de Lei n. 142/41, que dispõe sobre a “Entrada de cães terapeutas em hospitais públicos e privados para visitas a pacientes internados”, de autoria do vereador Tutty Pereira.
A Superintendente do HCFAMEMA, Dra Paloma Libanio, e a Diretora do Núcleo de Regulação de Acesso do HCFAMEMA, Milena Diniz de Freitas, que é a tutora da Minnei (Golden Retriever) e idealizadora do projeto, participaram da sessão ordinária. Estiveram presentes ainda, além dos demais vereadores, a Secretária Municipal da Saúde de Lins, Silvia Cristina Vasconcelos Cardoso e o adestrador de cães que atuará nos hospitais em Lins, o Jhoninha.
“A vinda da Dra Paloma, da Milena, da Minnie e do adestrador Jhoninha à Câmara de Lins agregou muito conhecimento e não deixou dúvidas sobre o projeto. Na justificativa que coloquei para implantação dessa ação, dei referências de hospitais e Estados onde já existe essa prática do “cão terapia” (como é o caso do HCFAMEMA). Estamos muito felizes por mais essa conquista para o nosso povo e cidade”, disse o vereador Tutty.
O projeto “Cão Terapeuta” começou a ser implantado no HCFAMEMA no início de outubro deste ano em homenagem às crianças e desde então tem sido aplicado com resultados positivos e eficientes tanto para os pacientes quanto acompanhantes e colaboradores da instituição.
A tutora da Minnei sempre destaca que o cão pode transformar um ambiente instantaneamente e auxiliar no tratamento de um paciente, entre tantos outros benefícios. “Fiquei muito feliz e emocionada em ver essa lei aprovada em outras cidades, em ver o quanto o trabalho voluntário com um ‘cão terapeuta’ é eficiente e que as pessoas estão entendendo o verdadeiro significado da terapia incondicional do amor”, explicou Milena Diniz.
Durante a sessão da Câmara em Lins, Milena mostrou aos vereadores os resultados positivos da “cão terapia”. “Aproveitei que estava lá com a Minnei e com a Dra. Paloma e relatei aos vereadores sobre a importância desse projeto e os resultados – desde a confiança da Superintendência do HCFAMEMA nas visitas da Minnei na Instituição até a reação dos pacientes, a emoção dos acompanhantes e o quanto a equipe fica feliz e mais produtiva”, contou a tutora.
Quem quiser acompanhar as ações sociais da “Cão Terapeuta” Minnei, basta seguir o Instagram: @minnei_golden e também o @hospital_das_clinicas_hcfamema