A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrarão em 2020 o Ano Internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo. No Brasil, a enfermeira formada pela Famema e presidente do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem), Renata Pietro, é uma das porta-vozes desta celebração e da campanha Nursing Now (Enfermagem Agora). O HCFAMEMA também apoia a campanha.
Em um vídeo veiculado em dezembro de 2019, Renata Pietro conta que a Iniciativa da OMS está presente em 30 países, incluindo o Brasil, e tem Kate Middleton como embaixadora.
Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.
A campanha global Nursing Now (Enfermagem Agora) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) com o objetivo de promover e valorizar os profissionais da área. A enfermagem é essencial para os sistemas de saúde público e privado, nas esferas municipal, estadual e federal, tanto pelo tipo de trabalho que desenvolve como pela quantidade de pessoas envolvidas na atividade. No Brasil são mais de dois milhões de profissionais desse setor. No mundo, 23 milhões.
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), que representa mais de meio milhão de profissionais, entre enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares, está empenhado em promover a valorização desses profissionais. A presidente do Coren-SP, lembra que no Brasil o acesso à saúde é um direito constitucional, e que o país detém uma das maiores e mais complexas estruturas de saúde pública do mundo.