Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA orienta sobre a Prematuridade
Novembro Roxo é considerado o mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade. O objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, além de informar as mães sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade. O roxo foi escolhido porque essa cor simboliza a sensibilidade e individualidade.
Este ano a campanha de conscientização tem como foco o tema “separação zero entre mãe e bebê prematuro”, ou seja, permitir que a mãe tenha condições de ficar internada para acompanhar o filho prematuro o tempo todo e que o pai também tenha livre acesso. Ações como esta, tiveram início em 2019 na UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.
A ação foi interrompida com a pandemia, mas segundo a enfermeira encarregada do setor técnico da UTI Neonatal, Renata Andrade, agora é o tempo ideal para a retomada das atividades. “Eu vejo que este novo momento é muito propício para dar continuidade com a equipe multiprofissional da Unidade sobre a importância da presença dos pais para o desenvolvimento e melhora dos bebês que se encontram sob os nossos cuidados”, comenta a enfermeira Renata.
Entre os “pequeninos” está o Oliver Gamatielli, filho da Fabiana da Silva Santos. Ele nasceu em julho, com 27 semanas de gestação e pesando apenas 625 gramas. Já foram quase 120 dias de internação e hoje ele está com 2280g – o triplo do seu peso de nascimento.
“Gostaria de parabenizar as equipes do Hospital e também a todos os profissionais que trabalham no HCFAMEMA, que direta ou indiretamente colaboram para que isso aconteça. E também não tenho dúvida que o amor, a esperança e a fé da família, principalmente da mãe, que está muito firme durante todos esses meses, está sendo determinante para a melhora do Oliver”, completa a enfermeira.
Durante este mês, o Hospital Materno Infantil do HCFAMEMA foi decorado com informações sobre o Novembro Roxo, e com “pegadas” que simbolizam a caminhada que os bebês fazem até alcançarem a tão esperada alta hospitalar – o dia em que finalmente poderão ir para casa. Durante esses dias, os pais dos bebês internados também recebem todo carinho e atenção dos colaboradores por meio de músicas e frases motivacionais durante o horário de visita aos bebês – verdadeiros guerreiros e heróis na batalha pela vida.