A Organização de Procura de Órgãos do HCFAMEMA (OPO) promoveu nos dias 6 e 7 de agosto treinamentos online para os profissionais médicos da Santa Casa de Adamantina, instituição hospitalar que faz parte da área de abrangência da OPO e que está ativando a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).
Os profissionais médicos do HCFAMEMA, Silene El-Fakhouri (coordenadora da UTI do hospital) e Renato Augusto Tambelli (especialista em Emergência e coordenador da OPO HCFAMEMA), realizaram os treinamentos sobre a manutenção do potencial doador de órgãos e o diagnóstico de morte encefálica. Salientando a importância do envolvimento de todos profissionais no processo de identificação do paciente em morte encefálica até a finalização da doação de órgãos.
Além disso, a OPO está oferecendo a orientação nas questões legais para a formação e qualificação da CIHDOTT da Santa Casa de Adamantina junto à Central Estadual de Transplantes e promovendo treinamentos presenciais com a equipe multidisciplinar que compõem a CIHDOTT.
Segundo Débora Gutierres, enfermeira que coordena a OPO HCFAMEMA, esses treinamentos são extremamente importantes. “Eles qualificam mais profissionais para atuarem na doação de órgãos da nossa região proporcionando um aumento expressivo nos transplantes de órgãos e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida das pessoas que estão na lista de espera por uma doação”, explica.
A doação de órgãos é de extrema importância, com ela é possível salvar várias vidas. Se deseja se tornar doador, avise sua família!