A médica Vanessa Dinarte, otorrinolaringologista do HCFAMEMA, participou do Congresso Mundial de Rinologia 2024 (ISIAN-IRS), ocorrido no Japão. Junto com o ex-residente do serviço, Dr Wilker Lira, ela apresentou o trabalho “Prevalência da diminuição da função olfatória em adultos em uma amostra populacional brasileira”. Demais autores podem ser conferidos abaixo.
A pesquisa buscou estudar a presença e os fatores associados às disfunções olfativas, a partir de amostra populacional brasileira com pacientes do HCFAMEMA. Este é o primeiro estudo de prevalência de anosmia na América Latina. De acordo com o artigo, conforme envelhecemos temos a tendência à perda de olfato. Isso pode influenciar no desenvolvimento de doenças como Alzheimer.
Essa perda do olfato pode ocorrer em qualquer idade, mas, segundo os resultados obtidos, as pessoas de 60 anos ou mais apresentaram risco de 8% a mais de desenvolvimento de perda do olfato a cada ano de vida em relação aos mais jovens.
Dra Vanessa ainda apresentou um segundo trabalho, dessa vez com os médicos Wilma A. Lima, Fabiana Valera, Eulália Sakano e Edwin Tamashiro. Os pesquisadores eram do HCFAMEMA, FMRP-USP, Unicamp e UFRS.
Neste estudo, foi avaliado o tratamento de pacientes com rinossinusite crônica com pólipos nasais, que utilizaram o imunobiológico Dupilumabe. Os resultados apontaram que com este medicamento, os pacientes apresentaram uma melhora significativa nos parâmetros avaliados, a partir do 6º mês e que se mantiveram até 1 ano. Importante ressaltar que este medicamento somente é indicado para os casos graves, associados a asma e que não apresentaram melhora com o tratamento cirúrgico (mesmo após várias cirurgias).
Parabenizamos todos os pesquisadores envolvidos!
Estudo: Prevalência da diminuição da função olfatória em adultos em uma amostra populacional brasileira
Autores: Wilker A. Lira (Famema); Vanessa R. P. Dinarte (HCFAMEMA); Marco A. Fornazieri (UEL); Wilma T. A. Lima (USP); Ingrid W. Picinni (Famema); Gilmar F. Junior (Famema).