A edição especial do Jornal da Manhã de Marília do último domingo, dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, publicou uma série de reportagens em comemoração à data e uma delas foi uma entrevista com Dra Paloma Libanio, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, sobre gestão feminina. Veja a reportagem em cópia na íntegra escrita pela repórter Ana Carolina Godoy:
GESTÃO FEMININA: Maior autoridade do HC/Famema é uma mulher
A maior autoridade do complexo estadual e saúde de Marília é uma mulher. A superintendente do Hospital das Clínicas da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Paloma Libanio, diz que ocupar este cargo é uma honra. Ela ressalta que apoia e é apoiada por outras mulheres, o que motiva sua jornada profissional.
O HC/Famema engloba todo complexo assistencial de saúde da Famema: o Hospital das Clínicas I, II (materno Infantil) e III (Hospital São Francisco), além de todos os ambulatórios médicos ligados ao Estado e do Hemocentro.
São 1.800 funcionários com um atendimento a 1,2 milhão de pessoas em 62 municípios da região. Paloma Libanio está à frente dessa estrutura. “Ser mulher e ocupar uma posição de superintendente de um hospital tão importante para região é um enorme desafio, mas principalmente uma grande honra. Apoiar e ser apoiada por outras mulheres é o que me motiva nesta jornada, em fazer a diferença na nossa sociedade”.
A superintendente ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher (8 de março) para marcar “a busca histórica das mulheres por igualdade de direitos e uma luta perene contra o machismo e a violência”.
“Apesar de tantos esforços, ainda não é fácil ser mulher, pois convivemos diariamente com preconceitos, desigualdades, injustiças e assédios das mais variadas formas”. Às mulheres, Paloma Libanio desejou: “que nada nos limite, que nada nos defina, que nada nos sujeite”.
Em Marília, o Hospital Beneficente Unimar também é gerido por uma mulher, Márcia Mesquita Serva, assim como a Maternidade Gota de Leite, por Virginia Balloni.