Conforme informações do Ministério da Saúde, o exame preventivo Papanicolau é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram atividade sexual.
Inicialmente deve ser realizado uma vez por ano e, após dois exames normais consecutivos, passa a ser feito a cada três anos. Para mulheres com mais de 64 anos que nunca se submeteram ao exame, recomenda-se realizar duas vezes, com intervalo de um a três anos.
O Centro de Apoio ao Colaborador (CAC) tem realizado intervenções nas unidades do HCFAMEMA para conversa com colaboradoras cobre a importância da atualização do exame.
A prevenção começa com a conscientização!
Neste mês também lembramos a campanha “Janeiro Verde-Piscina”, que se dedica à conscientização sobre o Câncer de Colo de Útero – doença que mata mais de 300 mil mulheres por ano no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Este também é o tipo de câncer mais comum entre a população feminina e acomete, principalmente, mulheres com menos de 50 anos de idade.
Alterações podem ser descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau. A detecção precoce aumenta as chances de cura!
Informe-se mais nos serviços de Saúde do seu município e cuide-se!
24/01/2023