“O mundo pede Saúde Mental”
Janeiro Branco é uma campanha de conscientização criada por psicólogos em 2014. Trata-se de um assunto que convida todos a refletir e agir no sentido de promover a saúde mental, partindo da premissa de que sem isso não podemos falar em Saúde. A campanha traz em seu nome o simbolismo do recomeço e do repensar, já que estamos todos, no início de cada ano, mais propensos a fazer planos e refletir sobre nossas vidas – é como se fosse “uma folha em branco” onde podemos escrever novas histórias.
Normalmente as pessoas só consideram a saúde mental, com a devida atenção, quando elas mesmas ou alguém a sua volta apresenta um comprometimento, ou seja, um transtorno mental, e às vezes nem assim, pois mesmo nestas situações, o caminho escolhido por alguns é negar o que está vivenciando ou o que está vendo ao seu redor, seja com amigos, familiares ou conhecidos. Por isso é tão importante campanhas com esta, pois tudo o que não é falado acaba por ser invisibilizado e faz parecer que não existe.
Observe que, se realizamos outras campanhas, como o Outubro Rosa que fala sobre o câncer de mama e que é algo palpável, por que não falar da nossa subjetividade, sentimentos, nossas emoções, medos e outras fragilidades no universo emocional? E como não poderia deixar de ser em uma campanha, devemos falar também sobre o que podemos fazer para colaborar com a preservação da nossa saúde mental.
É claro que nem sempre conseguimos evitar sofrimento mental porque faz parte da vida, mas também é certo que nem todo sofrimento precisa se transformar em adoecimento. Por incrível que possa parecer, muitas vezes esse adoecimento nem é com muita evidência, mental, pois somos capazes de adoecer fisicamente a partir do sofrimento mental. Então o que fazer?
As ações que podem fortalecer e favorecer a saúde mental são diversas, até porque o ser humano é diverso em sua subjetividade e também biologicamente, o que inclui as predisposições genéticas para o adoecimento psíquico – situação esta que vai apresentar diferentes afinidades com o que pode lhe trazer bem estar.
Então é importante dizer que se você ou alguém do seu conhecimento apresenta mudanças de atitudes, comportamentos, humor ou algo que pareça “não estar bem”, é fundamental procurar assistência e orientação com o profissional da área de saúde mental, pois ele poderá avaliar as reais necessidades para o momento e de forma específica para cada pessoa.
Na rede pública de Marília e na região da DRS- IX (Departamento Regional de Saúde), por exemplo, o HCFAMEMA é referência para o tratamento de transtornos mentais e possui uma rede de atendimento, o que inclui a Urgência no Pronto Socorro HC ADULTO, Ambulatório de Saúde Mental, Unidade de Internação no HC ADULTO, Oficina Terapêutica e Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e Drogas.
É válido ressaltar que “O mundo pede Saúde Mental”, assim como destaca a Campanha Janeiro Branco 2022. Por fim, penso que todos podem participar e apoiar, afinal, em tempos tão difíceis como este que estamos vivendo (pandemia), cuidar de si e ajudar o próximo é uma verdadeira demonstração de amor à vida.
Colaboração: Profª. Dra Valéria Caputo – Médica e chefe da Psiquiatria do HCFAMEMA.
Para mais informações:
Acesse a página da Campanha Janeiro Branco 2022, para encontrar informações sobre como contribuir para a melhoria da sua saúde mental e da sua comunidade: www.janeirobranco.com.br